busque por título

Tecnologia

Agência Alagoas

28/05/2020 às 06:43

Projeto UTI Virtual Covid-19 é implantado no Hospital da Mulher

Profissionais estão usando a tecnologia digital aplicada à telemedicina para discutir os casos de pacientes internados nos leitos de UTI 

(Créditos de imagem: Divulgação )

O Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira, localizado no bairro Poço, em Maceió, é a primeira unidade hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) a usar o recurso da UTI Virtual Covid-19, projeto idealizado pelo Hospital do Coração de Alagoas e viabilizado pela Fundação Cordial, tendo o apoio de membros da sociedade civil e patrocínio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e das empresas Equatorial Energia e Aloo Telecom.

Como forma de combater o novo coronavírus, o projeto visa a auxiliar as equipes de profissionais da saúde nas UTIs da rede SUS alagoana, fazendo o uso da tecnologia digital aplicada à telemedicina, baseada em sistemas de segunda opinião e apoio à decisão médica.

No projeto, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e especialistas em medicina intensiva estão de plantão na UTI virtual do Hospital do Coração, interagindo com várias UTIs reais ao mesmo tempo. Isso se dá por meio de conexão digital, na qual videoconferências e trânsito de imagens diagnósticas permitem a discussão dos casos mais difíceis.

Nesta semana, foi feita a instalação da unidade robô no Hospital da Mulher, onde foram realizadas uma reunião da junta médica e o primeiro teste de contato. O hospital já está equipado e iniciou toda a estrutura do programa na segunda-feira (25).

Profissionais usam a tecnologia digital aplicada à determinação para discutir os casos de pacientes internados nos leitos da UTI (Marcel Vital e Ascom HCor)

Além do Hospital da Mulher, o projeto UTI Virtual Covid-19 abrangerá os principais hospitais da rede SUS do estado de Alagoas: Hospital Metropolitano, Hospital Regional de Arapiraca, Santa Casa de São Miguel dos Campos e Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe. As unidades de saúde receberão os equipamentos até o final desta semana.

Para a gerente médica do Hospital da Mulher, Sarah Dominique Dellabianca, a importância da UTI Virtual é garantir o manejo clínico, isto é, que o exame físico, associado a exames complementares, possa assegurar uma conduta médica assertiva, priorizando uma resposta frente ao tratamento que foi proposto, para que, dessa forma, o tempo de permanência do paciente na terapia intensiva seja o menor possível.

Segundo Sarah Dominique, isso não quer dizer que abreviará o tempo de internação do paciente. Pelo contrário. O recurso visa a promover diagnósticos, propostas de prescrição medicamentosa e de intervenções, proporcionando a recuperação desse paciente de forma mais rápida.

“O nome intensiva vem justamente disso aí, que é de você intensificar o cuidado com o doente, visto que ele está numa condição que demanda avaliações médicas constantes, num curto intervalo de tempo. Hoje, como muitos profissionais que atuam na área da terapia intensiva, dentro do Estado de Alagoas, não possuem tanta experiência nesta área, a UTI virtual vem propor ao médico da assistência, à beira leito, uma segurança por estar discutindo e compartilhando com o profissional especialista no assunto propostas de condutas, exames e terapias, de maneira clara e objetiva. Portanto, o Estado está buscando com essa parceria melhorar o atendimento médico prestado à população alagoana. O que esperamos como esse projeto é a redução significativa de mortalidade, melhores desfechos, proporcionando, assim, a reabilitação desses pacientes quando estão na terapia intensiva”, explicou.

O diretor-executivo da Fundação Cordial, Otoni Veríssimo, ressaltou que, como a pandemia está sendo um processo devastador no mundo inteiro, este é o momento de solidariedade, em que a sociedade civil organizada, instituições e profissionais de saúde estão se unindo para contribuir com ações governamentais, objetivando salvar vidas. “Quando um grupo de especialistas se junta para fortalecer ainda mais essa troca de conhecimento, num momento tão crucial que estamos vivendo nos últimos meses, o ganho para a sociedade, sem dúvidas, é enorme”, declarou. 

Deixe seu comentário

0 comentários