busque por título

Tecnologia

20/02/2020 às 11:40

O poker é um esporte intelectual

 

(Créditos de imagem: Pixabay)

Um dois mais famosos jogos de cartas a nível mundial de todos os tempos foi reconhecido como esporte mental ao igual que outros como o xadrez, as damas ou bridge. Isto aconteceu no ano 2010 quando a Federação Internacional dos Esportes da Mente (em inglês: Internacional Mind Games Association - IMSA) incluiu ao poker dentro dos esportes de habilidade no Congresso Anual que teve lugar em Dubai. Nesse mesmo ano, o estado de Santa Catarina e no ano 2019 a Justiça do Rio de Janeiro confirmaram que o poker é um esporte da mente também porque requer de habilidade e o ganho não depende exclusivamente ou principalmente da sorte como os jogos de azar. Desde esse momento até agora, o aumento dos jogadores por ano cresce muito rápido porque antes tinham muitas dificuldades para jogar. Atualmente e segundo os dados da Confederação Brasileira de Texas Hold’em, o poker é um dos esportes individuais que conta com mais atletas no nosso pais. Alguns dos dados são que ano 2016 o número de jogadores foi de cerca de sete milhões e a estimativa é de cerca de 10 milhões de jogadores para o final de 2020.

História do poker


Existem várias teorias sobre a origem do poker. Segundo alguns estudos a origem deste jogo chegou com os persas pelo seu jogo As Nas, sendo um jogo muito semelhante ao poker, mas também alguns outros estudos falam que a origem pode ser pelo jogo espanhol “primeiro”. Outros estudos falam que a origem é da Dinastia Sung no século X na China. Mas o poker como é conhecido na atualidade, os primeiros arquivos aparecem no ano 1830 na cidade norte-americana de New Orleans e a partir daí migrou para o resto dos Estados Unidos e do mundo. E com a revolução da internet nas últimas décadas o poker surgiu como um dos favoritos entre os amantes dos videojogos e jogos online, bem como um simples passatempo para se divertir, mas também para alguns jogadores é um jogo de competição em salas de poker online em streaming, um serviço que também faz possível assistir a qualquer jogo de futebol online ou ver filmes em plataformas como Netflix ou HBO ou jogar aos e-Sports onde Brasil é uma referência da América Latina.

Jogadores profissionais e atletas que jogam poker

Para ser todo um profissional deste jogo e poder competir em torneios tanto de forma presencial como online nas diferentes salas e campeonatos, o primeiro que deve saber é como joga poker o rival e as diferentes estratégias que requerem treinamento e muita prática. Não é um simples jogo que depende do dia, deve treinar cada dia, conhecer as diferentes combinações de cartas, além de muita concentração para chegar a ser um bom jogador de poker. Também deve conhecer os termos que são usados no jogo para não se perder porque a maioria deles são tomados do inglês e pode ser estranho escutar Bait, Cap, Flush ou Muck sem conhecer o seu significado.

Nosso país tem vários jogadores importantes ao nível mundial que são profissionais em torneios como Marcelo Mesqueo, Leandro “Brasa” Pimentel, Rafael Moraes conhecido como GM_Valter, Patrick “Nelep10” Ulysséa ou André Akkari mas também são conhecidos jogadores de futebol de elite e ex-jogadores que gostam de jogar ao poker e são profissionais. Entre alguns deles podemos encontrar a Neymar Jr, Moisés Lima, Bruno Bonfim, Ronaldo “fenômeno” ou Denílson. O futebol e o poker são dois jogos de muita precisão e treinamento, além de concentração, talvez por isso alguns jogadores de futebol gostam de jogar ao poker.

Fora de nosso país vários atletas profissionais de futebol também são habituais nos torneios de poker, sendo os mais conhecidos Gerard Pique, Arturo Vidal, Tony Cascarino ou Teddy Sheringham. E não somente o futebol conta com esportistas de elite que estão presentes em competição como os tenistas Rafael Nadal, Sergi Bruguera ou Boris Becker, o nadador Michael Phelps, o ex-jogador de futebol americano Richard Seymour, ou a jogadora de hockey Fatima Moreira de Melo. No mundo das celebrities também encontramos atores e cantores como Keanu Reeves, Ian Scott, Gonzalo Valenzuela, Tobey Maguire, Leonardo DiCaprio, Alanis Morissette, Ben Affleck ou Matt Damon.
 

Deixe seu comentário

0 comentários