busque por título

Tecnologia

Agência Alagoas

13/08/2020 às 10:02

Instituto de Identificação de Alagoas lança serviço on-line para reimpressão de RG

Mais de 1 milhão de pessoas em todo o Estado estão habilitadas a utilizar o novo serviço 

(Créditos de imagem: Divulgação )

Buscando alternativas seguras de desburocratizar o atendimento à população, o Instituto de Identificação de Alagoas, lançará na próxima quinta-feira (13), um serviço inédito no Estado. A novidade que recebeu o nome de RG On-line permitirá a solicitação da reimpressão de carteiras de identidades que tenham sido emitidas nos últimos 5 anos.

A novidade, divulgada pelo Superintendente do órgão, Roney Presbítero, estará disponível no link serviços eletrônicos do Instituto de Identificação no site da Perícia Oficial, www.periciaoficial.al.gov.br. Ele explicou que o serviço funcionará por meio de uma plataforma digital, onde o cidadão, de forma simplificada, célere e segura, fará a solicitação da reimpressão do RG, sem precisar ir até um dos postos de atendimento.

Apenas a retirada do documento acontecerá de forma presencial, na sede do Instituto. E para evitar fraudes, apenas o próprio titular poderá fazer retirada do RG quando a mesma estiver pronta, mediante agendamento eletrônico e conferência biométrica das impressões digitais.

Roney explicou que o serviço irá proporcionar ao cidadão a comodidade de fazer a solicitação da Carteira de Identidade (RG) através de qualquer dispositivo eletrônico, conectado à Internet. Mas, para isso, o solicitante precisa possuir todas as biometrias (imagem da face, impressão digital e assinatura) cadastradas no sistema de identificação civil do órgão estadual.

“Ao acessar a página, o usuário deverá clicar no ícone RG-Online e preencher o pedido com os dados obrigatórios que serão solicitados. No final do atendimento, o sistema gera um boleto para pagamento da taxa no valor de R$26,97. Após a confirmação do pagamento, é que a carteira deverá ser reimpressa no prazo de 5 dias úteis”, disse o superintendente do Instituto de Identificação.
Roney Presbítero explicou que não se trata de uma segunda via do documento, e sim a reimpressão da carteira de identidade que apresentará a mesma data de expedição da última via solicitada, acrescida da data do novo pedido. Mais de 1 milhão de pessoas em todo o Estado estão credenciadas a usar o novo serviço, que visa agilizar o atendimento, evitando aglomerações nos postos.
“Realizamos um estudo profundo para trazer alternativas no atendimento à população no retorno das atividades nesse novo normal, pós pandemia da Covid-19. Por isso, estamos muito felizes em poder oferecer esse novo serviço à população que permitirá sem burocracias e de forma segura a reimpressão do RG”, destacou.

Interessados em fazer alterações de nome de solteiro para casado, de casado para divorciado, ou outros tipos de correções, o procedimento continua sendo ainda por meio da emissão da 2º via de forma presencial, cujo atendimento é feito através do agendamento eletrônico. O mesmo acontece com os usuários cuja data de expedição da carteira de identidade, tenha ultrapassado, os cinco anos estipulados por essa nova modalidade. 

Deixe seu comentário

0 comentários