' />
busque por título

Tecnologia

g1

11/05/2022 às 17:44

Grupo que coordena implantação do 5G propõe à Anatel adiar prazo de início da tecnologia em capitais

Edital previa disponibilização do 5G nas capitais até 31 de julho. Grupo recomendou à Anatel que prazo seja adiado para 29 de setembro por falta de equipamentos para 'limpeza' de faixa.
 

(Créditos de imagem: Reprodução/How-To Geek)

O Gaispi, grupo que coordena a implantação da internet 5G no país, recomendou ao Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que adie em dois meses o prazo para o início da tecnologia nas capitais e no Distrito Federal.

Pelo edital do leilão do 5G, a tecnologia deveria ser disponibilizada nas capitais até 31 de julho e, se a proposta do Gaispi for aprovada, o prazo passará para até 29 de setembro. Nas demais cidades, não há previsão de mudança do cronograma, que define a implantação gradual até 2029.

O grupo foi criado pela própria Anatel e é composto também por representes do Ministério das Comunicações e das empresas vencedoras do leilão.

O Gaispi afirma que a proposta não representa, necessariamente, o adiamento do 5G, mas, sim, a concessão de prazo adicional para cumprimento das obrigações necessárias à ativação da tecnologia.

Isso porque, nas capitais onde já houver condições técnicas, o sinal poderá ser disponibilizado antes. O edital já previa a possibilidade de adiamento em 60 dias do prazo máximo de início da tecnologia.


'Limpeza de faixa'

Segundo nota divulgada pela Anatel, o Gaispi solicitou o adiamento diante da falta de equipamentos para fazer a "limpeza da faixa" de 3,5GHz, que será usada pelo 5G.
A faixa é usada também para transmissão do sinal da TV parabólica. Para não haver interferência, o sinal será transferido para outra faixa de frequência, e a faixa de 3,5 GHz será usada somente para o 5G. Kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas serão distribuídos à população.

"A motivação técnica para adoção de prazo adicional foi a impossibilidade de entrega de equipamentos pela indústria, para a realização da mitigação de interferências nas estações satelitais, no prazo original. A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) explicou que o lockdown na China, a escassez de semicondutores, as limitações do transporte aéreo e a demora no desembaraço aduaneiro trouxeram impactos ao projeto", diz a Anatel em nota.

A agência relata, ainda, que a proposta deve "prever a possibilidade de antecipação da liberação do uso de faixa em determinadas áreas de prestação", o que permitirá que o 5G comece antes de setembro nas capitais onde já houver condições técnicas.

Pelo edital, a limpeza da faixa deveria ser concluída até 30 de junho. Se o novo prazo for aprovado, a nova data será 29/08/2022.
 

Deixe seu comentário

0 comentários