busque por título

Marechal

MP/AL

02/03/2021 às 20:25

Promotoria de Marechal Deodoro recomenda toque de recolher e fechamento de Praias e Bares na Cidade

 

(Créditos de imagem: Divulgação )

O Ministério Público do Estado de Alagoas orientou a Prefeitura de Marechal Deodoro a adotar medidas mais restritivas para tentar conter a disseminação do novo coronavírus. Dentre essas novas estratégias de enfrentamento à pandemia da Covid-19 recomendadas pelo MPAL, estão o toque de recolher e a suspensão temporária do funcionamento de bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais similares.

A Recomendação nº 2 de 2021 é de autoria da promotora de Justiça Amélia Campelo, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Marechal Deodoro. Em seus argumentos, ela alega que o boletim nº 8 do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 da Universidade Federal de Alagoas, relativo a 8ª semana epidemiológica de 2021, mostra que “o conjunto de indicadores ainda aponta para um cenário de expansão da pandemia em Alagoas, também evidenciado pelo número reprodutivo efetivo (Rt ) que continua acima de 11 , o que indica uma situação de descontrole da transmissão do novo coronavírus no estado”.

“O mesmo documento científico afirma que a análise das informações apresentadas continua apontando para um descontrole da pandemia da Covid-19 em Alagoas, o que pode se agravar nas próximas semanas quando os possíveis impactos das aglomerações observadas no carnaval começarão a impactar as notificações”, diz um trecho da recomendação.

Novas medidas

Com base nisso, o MPAL recomendou que a Prefeitura de Marechal Deodoro proíba eventos presenciais como shows, congressos, atividades religiosas, esportivas e correlatas em todo território municipal, suspenda as atividades presenciais de todos os níveis da educação do município, determine toque de recolher a partir das 20h até as 5h da manhã, todos dias da semana, e orientou o fechamento das praias, bares, restaurantes e rede hoteleira, assim como a adoção de trabalho remoto, sempre que possível, tanto no setor público quanto no privado.

O Ministério Público também pediu a instituição de barreiras sanitárias nos principais pontos de acesso ao município, quais sejam: imediações da ponte Divaldo Suruagy, acesso ao polo industrial, após a área povoada da Rodovia Edval Lemos e na divisa com a cidade da Barra de São Miguel, além da adoção de medidas para redução da lotação nos transportes coletivos urbanos, a exemplo do funcionamento com 50% da capacidade de passageiros.

A recomendação solicita ainda a ampliação da testagem e acompanhamento dos testados, com isolamento dos casos suspeitos e monitoramento dos contatos; a reabertura do hospital de campanha e do centro de triagem; a intensificação da fiscalização das medidas sanitárias nos estabelecimentos autorizados a funcionar, bem como a abstenção de autorização de funcionamento sem capacidade de fiscalização; e o encaminhamento ao Ministério Público Estadual de lista diária da pessoas que testaram positivo para a Covid-19.

Em observância ao principio da publicidade, a Prefeitura de Marechal Deodoro deverá dar ampla divulgação dos dados relacionados à pandemia, especialmente, o número de casos positivos por localidade.

Por fim, o MPAL orientou ao prefeito e aos secretários que não realizem eventos oficiais de qualquer natureza, na forma presencial, até que a curva epidemiológica volte a diminuir. A gestão terá 48 horas para informar ao ao Ministério Público se acatará ou não a recomendação. 

Deixe seu comentário

4 comentários

  • Enviado em 07/03/2021

    Por ROBERTO ALBUQUERQUE de GUSMÃO

    MEDIDA CORRETISSIMA

  • Enviado em 06/03/2021

    Por Ferrari

    Por conta dessa linda nota , divulgado pela imprensa, os turistas deixaram de vir pra marechal nesses últimos dias . O prefeito tem assessoria pra isso mesmo , não precisa nenhum outro órgão vir apagar incêndio com gasolina, só prejudica as pessoas que dependem do turista . Todas as praias no litoral do estado estão lotadas , menos aqui em marechal. Faça isso mais não !

  • Enviado em 03/03/2021

    Por CHEILA PATRICIA GONZAGA DOS SANTOS

    Engraçado né essa doença não existe em tempo de políticas,durante as festas de fim de ano,durante o carnaval,mas pra fechar tudo prejudicar os pais de família q sair todos os dias pra arrumar um pão de cada dia existe né,agora os órgãos responsável junto com os políticos deveria te pensando mas na população durante essas festas q teve,agora como já passou eleições,fim de ano e carnaval,agora pode fechar tudo os pais de família q se vire né,uma calamidade nosso país por cumpra dos políticos e órgão público.

  • Enviado em 03/03/2021

    Por José Dustan Alves da Silva

    Fecha tudo,para tudo,manda todos pra casa. 1. O MP vai pagar as contas à se vencerem dos patrões e empregados. 2. O MP vai dar a feira pra quem precisar. 3. O MP vai se responsabilizar pelos empregos. 4. O MP vai proibir o COVID de entrar nas casas. 5. O MP com o toque de recolher vai garantir quê ninguém pegará o COVID se não sair de casa após as 20:00. ??????????????????????????..?????????????????????????????????????..,...................................................................