Prefeitura marechal
busque por título

Brasil/Mundo

E-farsas

28/03/2020 às 12:08

Fotos mostram caixões enfileirados de vítimas do coronavírus na Itália! Será verdade?

Será que as fotos mostrando inúmeros caixões enfileirados são mesmo dos corpos das vítimas do coronavírus na Itália? 
As fotos dos caixões colocados lado a lado são de um naufrágio ocorrido em 2013

(Créditos de imagem: Antonio Parrinello, a serviço da Agência Reuters. ) As fotos dos caixões colocados lado a lado são de um naufrágio ocorrido em 2013

As imagens começaram a circular nas redes sociais na segunda quinzena de março de 2020 e se espalharam também através de grupos de WhatsApp. Nas fotos podemos ver inúmeros caixões colocados lado a lado em um local e, segundo o texto que as acompanham, seriam de vítimas italianas do coronavírus que estavam esperando pelo sepultamento.

Será que isso é verdade ou mentira?

Apesar das imagens ganharem atenção após grande aumento de compartilhamentos nas redes sociais em março de 2020, elas não tem nada a ver com o surto do COVID-19.

Uma busca reversa por essas imagens e descobrimos que esses caixões são de um desastre ocorrido em 2013, na ilha siciliana de Lampedusa, no sul da Itália.

Em outubro daquele ano, o barco onde cerca de 500 imigrantes tentavam chegar ao país afundou, matando mais de 180 tripulantes! Dados posteriores chegaram ao número de 366 desaparecidos… Não foram encontrados todos os corpos.

A foto é de Antonio Parrinello, a serviço da Agência Reuters.

Número de mortos

Números oficiais apontam que já são 64 mil infectados pelo novo coronavírus na Itália e, destes, cerca de 6.000 morreram em decorrência da doença. Isso não significa que os caixões de todos os mortos foram colocados lado a lado.

Conclusão

As fotos que mostram inúmeros caixões colocados lado a lado são de um naufrágio ocorrido em 2013 e não tem nenhuma relação com o novo coronavírus de 2020!


 

Deixe seu comentário

0 comentários