busque por título

Alagoas

Gazetaweb

02/12/2021 às 18:45

Para salvar vida de adolescente, avião da Força Aérea transporta fígado da Paraíba para Alagoas

Paciente, que não teve a identidade divulgada, reside no interior do estado, tinha cirrose autoimune e aguardava pelo órgão há dois meses 

(Créditos de imagem: Divulgação)

Para salvar a vida de um adolescente alagoano de 16 anos, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi mobilizado, na madrugada desta quinta-feira (2), para transportar um fígado da cidade de Campina Grande, na Paraíba, para Maceió, em Alagoas.


O órgão foi transplantado para o adolescente na manhã desta quinta-feira (2), na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o médico Oscar Ferro, o procedimento foi um sucesso. O jovem, que não teve a identidade divulgada, é do interior do estado, tinha cirrose autoimune e aguardava pelo órgão há dois meses.

Para realizar o transporte, a FAB disponibilizou uma aeronave modelo U-100 Phenom. Um decreto de 2016 determinou que a corporação mantenha uma aeronave permanentemente disponível para o trabalho de levar os órgãos ou tecidos até o local onde está o receptor. Em muitos casos, o transporte é fundamental para que o processo de transplante aconteça.

O acionamento de uma aeronave ocorre de acordo com a demanda repassada pelo Ministério da Saúde (MS), que coordena o Sistema Nacional de Transplantes. A partir de então, é ativada uma cadeia de eventos. É preciso checar as condições de pouso no aeroporto de destino, acionar a tripulação e avisar ao controle de tráfego aéreo que se trata de um transporte de órgãos, o que dá ao avião prioridade para procedimentos de pouso e decolagem.

O procedimento realizado no alagoano é o terceiro transplante de fígado da história de Alagoas, sendo todos realizados este ano, por meio do SUS. O médico Oscar Ferro reforçou a importância de que os cidadãos doem órgãos. Ele ainda ressaltou que o fígado que salvou a vida deste paciente veio da Paraíba, de um jovem de 20 anos.

Segundo Ferro, atualmente, seis pessoas estão na fila de espera por um fígado em Alagoas. Ele conta que há muita relutância entre os alagoanos para proceder com a doação, que é um processo seguro e que salva vidas.
 

Deixe seu comentário

0 comentários