busque por título

Alagoas

gazetaweb

10/05/2020 às 06:41

Família aciona a polícia após descobrir que enterrou homem no lugar de idosa

 

(Créditos de imagem: Reprodução )

Familiares de Benedita Francisca Cândido dos Santos, 79 anos, acionaram a Polícia Civil, na tarde deste sábado (9), após descobrir que sepultaram um homem desconhecido no lugar da idosa. O velório foi realizado nessa sexta-feira (8)

A idosa havia sido testada para Covid-19 e, desde então, recebia tratamento no Hospital Sanatório, onde a troca do corpo ocorreu, segundo os familiares relataram as autoridades no boletim de ocorrência.

De acordo com os parentes da idosa, eles foram informados ontem que ela não havia resistido às complicações provocadas pela Covid-19 e entrado em óbito pela manhã. A informação sobre a morte foi repassada aos familiares da dona Benedita, por meio da assistência social do hospital, também na manhã de sexta-feira.

Diante da informação, os parentes procederam com trâmites que são exigidos para o sepultamento da idosa, que ocorreu no Memorial Parque Maceió, localizado no Benedito Bentes. Porém, neste sábado (9), os familiares foram surpreendidos com a ligação do hospital, noticiando que ocorreu um erro na entrega dos corpos.

Ao atender às recomendações e protocolos para o sepultamento de vítimas de Covid-19, os familiares são obrigados a enterrar os entes queridos com o caixão fechado. A idosa estava internada há uma semana. Os parentes se queixam ainda que, apesar de ter solicitado o teste que diagnosticou a idosa com Covid-19, eles não tiveram acesso.

Eles também disseram que agora precisam da autorização de um juiz para retirar o corpo do homem que foi sepultado no tumulo que deveria ser da idosa. "É uma complicação muito grande. A gente está tomando todas as medidas", disse Humberto, parente da idosa.

Por meio de nota, o Sanatório lamentou o ocorrido. Confira:

A propósito de recentes denúncias e reportagens envolvendo o nome do Hospital Geral Sanatório em caso de troca de pacientes falecidos, algumas considerações se fazem urgentes.

A Liga Alagoana contra a Tuberculose, entidade mantenedora do Hospital Sanatório, é uma entidade que, há mais de 70 anos, presta serviços de atendimento à saúde para os alagoanos. Somos parte da história do Estado, e temos orgulho disto.

Como entidade filantrópica reconhecida em todos os níveis de governo, o Hospital possui, ainda, o reconhecimento enquanto entidade beneficente de assistência social, mercê de dedicar cerca de 90% dos seus atendimentos ao Sistema Único de Saúde.

Vive-se um momento inédito nesta geração, com a pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus - COVID-19. A Organização Mundial da Saúde - OMS declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional, em 30 de janeiro de 2020.

As práticas cotidianas nas nossas famílias e nos nossos trabalhos mudaram. No seio hospitalar, não poderia ser diferente. O respeitoso momento de despedida dos nossos familiares e amigos foi tolhido, não por vontade livre e espontânea das autoridades ou dos estabelecimentos hospitalares, mas diante de imperativos de saúde pública.

Os pacientes que falecem vitimados pelo COVID-19 são cuidados, com toda a dignidade possível dentro do que se espera neste momento. Merecedores do nosso respeito, são vítimas de um inimigo invisível que desafia o sistema de saúde e o nosso modo de vida. Ao falecer, são lacrados em invólucros e etiquetados, para a correta identificação, mercê do grande potencial de contaminação do vírus que estamos enfrentando. As perdas já somam mais de dez mil vidas, em âmbito nacional, e o momento inspira cautelas.

No caso narrado, houve obediência aos protocolos indicados, mas um triste incidente fez com que, a despeito da identificação, serviço funerário privado fizesse o traslado de corpo equivocado.

O Hospital Sanatório, ciente de que cumpriu as formalidades exigidas diante do cenário pandêmico, solidariza-se com as famílias. Somente irmanados para enfrentar a situação de calamidade pública é que poderemos superar o desafio, dentro de um legítimo espírito comunitário.

Ao tempo em que lamentamos o ocorrido, colocamo-nos à disposição dentro da nossa missão maior, prestar assistência à saúde da sociedade alagoana.

Atenciosamente,

A DIRETORIA.

 

Deixe seu comentário

0 comentários